sábado, 9 de outubro de 2010

Nossa liberdade.

  
 Dizem que a escravidão acabou, isso é realmente verdade? O que o consumismo faz com o mundo hoje não é escravidão?
 “Mas cada um faz o que quer!”.
 Mas será que é realmente assim? Porque todo mundo hoje consome tanto e a mesma coisa? Até quem não pode consome as “coisas da moda”. Consumimos porque é natural, necessário, tudo bem, mas se olharmos a nossa volta podemos realmente dizer que consumimos de forma responsável? E de quem é a culpa de tudo isso?
 Hoje em dia consumimos de tudo, de forma que foge de nosso controle. Somos bombardeados de todos os lados por marcas caras que exploram a economia de países subdesenvolvidos, por letras de músicas sem sentido e estupidificadoras, por programas de TV dementes, por ilusões em tudo, por padrões de comportamento fúteis e desagradáveis que ignoram a capacidade dos nossos neurônios de funcionar.
 Somos obrigados a não nos expressar, e quando o fazemos ainda temos que seguir limites, nos expressar de maneiras já definidas e controladas. Temos celebridades desvairadas, políticos corruptos e cidadãos apáticos.
 E temos que nos generalizar, nós gostamos de seguir o padrão e fazer como todos fazem, ser aceito, acolhido, seguir a fila indiana, brincar de siga o mestre e tudo mais. No fundo, mas realmente lá no fundo, será que temos mesmo voz, temos escolha? É uma vergonha se ignorar e maltratar dessa maneira e ainda fingir que está tudo bem.